MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG
Relação de documentos-padrão e formulários do MaPA
Classificação de atividades
Home
DGDI
Gestão de Riscos
Central de Serviços
SIG
Normas
Resultados e Estatísticas
Planos de Ações

PP-136

1 OBJETIVO

O processo de trabalho PAGAR BOLSA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) ocorre para que se realize o repasse financeiro àqueles que foram selecionados como petianos bolsistas nos editais de seleção do Programa de Educação Tutorial (PET).

2 CAMPO DE APLICAÇÃO

Coordenação de Inovação e Fomento da Graduação
Diretoria de Graduação – DIRGRAD
Divisão de Finanças – DIF
Divisão de Orçamento – DIORC
Petiano bolsista
Professor tutor de grupo PET

3 CONTEÚDO GERAL

As subseções a seguir visam apresentar uma introdução sobre o tema em foco nesse documento, termos-chave associados, os participantes em sua elaboração, símbolos, siglas e abreviaturas aplicáveis, as definições e conceitos básicos pertinentes ao assunto, bem como as referências legais e demais normas cabíveis.

3.1 INTRODUÇÃO

O Programa de Educação Tutorial (PET) é composto por grupos de aprendizagem, orientados, cada um, por um professor tutor, que buscam propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem a sua formação acadêmica, procurando atender a tríade de ensino, pesquisa e extensão mais plenamente e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua estrutura curricular. Desta forma, espera-se promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos alunos de graduação, envolvidos direta ou indiretamente com o programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes para a melhoria dos cursos de graduação.

Para participar de um dos grupos PET existentes no CEFET-MG, os alunos devem ser selecionados nos termos dos Editais divulgados pela Instituição. Do processo de seleção, são escolhidos alunos bolsistas e não bolsistas, conforme vagas autorizadas pela Diretoria de Graduação. As atribuições dos alunos bolsistas e não bolsistas nos grupos PET são descritas em Resolução própria do tema, assim como as situações que levariam ao desligamento e substituição do petiano.

3.2 TERMOS-CHAVE

Petiano; Bolsista; Programa de Educação Tutorial; Pagamento de bolsista

3.3 PARTICIPANTES NA ELABORAÇÃO

Hermes Augusto Oliveira Rabelo (DIRGRAD)

3.4 PARTICIPANTES NA REVISÃO

Reginaldo Barbosa Fernandes (DENP)

3.5 PARTICIPANTES NA APROVAÇÃO

Danielle Marra de Freitas Silva Azevedo (DGDI)

3.6 SÍMBOLOS/SIGLAS/ABREVIATURAS

DENP – Departamento de Elétrica (Campus Nepomuceno)
DIRGRAD – Diretoria de Graduação
LC – Lista de Credores
PET – Programa de Educação Tutorial
SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal
SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos

3.7 DEFINIÇÕES/CONCEITOS BÁSICOS

Para efeito do presente documento, aplicam-se as seguintes definições e conceitos:

Assinatura eletrônica: Registro realizado eletronicamente por usuário identificado de modo inequívoco, com vistas a firmar documentos por meio de: a) certificado digital: forma de identificação do usuário emitido por autoridade certificadora credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil); b) usuário e senha: forma de identificação do usuário, mediante prévio cadastramento de acesso.

Despacho: forma pela qual a autoridade competente dá continuidade à determinada ação administrativa ou firma decisões em documentos avulsos ou processos.

Documento: informação registrada, qualquer que seja o suporte ou formato.

Processo: conjunto de documentos avulsos, oficialmente reunidos e ordenados no decurso da ação administrativa, que constitui uma unidade de arquivamento.

Tramitação: Curso do documento, avulso ou processo, desde a sua produção ou recepção, até o cumprimento de sua função administrativa.

3.8 REFERÊNCIAS/NORMAS APLICÁVEIS

Resolução CGRAD 35/2017, de 05 de julho de 2017 (Revisa o Programa Institucional de Educação Tutorial do CEFET-MG)

4 CONTEÚDO ESPECÍFICO

As subseções a seguir visam apresentar o detalhamento da atividade, os pré-requisitos exigidos para sua consecução, os recursos necessários para sua execução, os cuidados especiais aplicáveis, as metas definidas para eventos específicos componentes da atividade, os indicadores a serem acompanhados (itens de controle e de verificação), bem como as ações previstas para corrigir eventuais desvios pertinente ao assunto.

4.1 COMO O PROCESSO É INICIADO

A atividade tratada neste PP é iniciada pelo Tutor do grupo PET, realizando a apuração da frequência dos petianos sob sua responsabilidade para, em seguida, notificar a Diretoria de Graduação.

4.2 DETALHAMENTO DA ATIVIDADE

A finalidade dessa subseção é apresentar os principais passos (etapas) a serem executados para a obtenção do resultado “Pagar bolsa do Programa de Educação Tutorial (PET)”.

 Diagrama de ordem de execução das atividades

  • Ação 1: Apurar frequência dos petianos, relativa ao mês de referência
    Executor: Tutor
    Observações/Recomendações

    1. Essa ação dever ocorrer entre os dias 20 e 25 de cada mês
    2. Mês de referência = mês em curso
    3. Caso ocorra alguma falta não justificada do petiano após o envio do Relatório de Frequência:
    • as horas poderão ser compensadas posteriormente, conforme acordo prévio com o tutor; OU
    • caso seja necessário deduzir do valor da bolsa do petiano bolsista, os dias de ausência serão descontados no próximo pedido de pagamento.

  • Ação 2: Notificar DIRGRAD acerca da frequência dos bolsistas
    Executor: Tutor
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Relatório de Frequência

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Envio através da Aba Documentos
    • Em Tipo de Documento: Relatório de Frequência
    • Em Natureza do Documento: escolher RESTRITO, caso o documento possua dados pessoais do bolsista

  • Ação 3: Analisar Relatório de Frequência
    Executor: Coordenador de Fomento
    Observações/Recomendações 

    1. Caso algum bolsista tenha recebido valor indevido no mês de referência anterior, ir para etapa 4
    2. Caso a análise tenha encontrado inconformidades, ir para etapa 12
    3. Caso a documentação esteja conforme, ir para etapa14

  • Ação 4: Verificar se foi solicitada devolução do valor indevido
    Executor: Coordenador de Fomento
    Observações/Recomendações 

    1. Se a solicitação FOI realizada, executar etapa 5
    2. Se a solicitação NÃO foi realizada, ir para etapa 6

  • Ação 5: Acompanhar entrega do comprovante de pagamento da GRU
    Executor: Coordenador de Fomento
    Observações/Recomendações 

    1. Comprovante da GRU paga e entregue ao Coordenador deverá ser anexada ao processo eletrônico

  • Ação 6: Notificar Tutor sobre valor pago ao bolsista
    Executor: Coordenador de Fomento
  • Ação 7: Comunicar bolsista quanto a devolução de valor via GRU
    Executor: Tutor
    Observações/Recomendações 

    1. O bolsista deverá emitira GRU pelo site do CEFET, conforme orientações repassadas pela DIRGRAD ao Tutor

  • Ação 8: Quitar GRU
    Executor: Bolsista
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. GRU

  • Ação 9: Encaminhar GRU quitada ao Tutor
    Executor: Bolsista
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. GRU quitada

  • Ação 10: Encaminhar GRU quitada à DIRGRAD
    Executor: Tutor
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. GRU quitada

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Envio através da Aba Documentos
    • Em Tipo de Documento: GRU – GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO

  • Ação 11: Adicionar GRU quitada ao processo eletrônico
    Executor: Coordenador de Fomento
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. GRU quitada

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Ao adicionar o documento ao processo eletrônico deve-se selecionar:
    • Em Tipo de Documento: GRU – GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO

  • Ação 12: Solicitar correção
    Executor: Coordenador de Fomento
  • Ação 13: Providenciar regularização da documentação
    Executor: Tutor
    Observações/Recomendações 

    1. Concluída essa ação, retornar para etapa 3

  • Ação 14: Atualizar documentação do processo eletrônico
    Executor: Coordenador de Fomento
    Observações/Recomendações 

    1. Processo eletrônico por grupo PET
    2. Documentos com dados pessoais devem ser cadastrados como RESTRITO ao processo eletrônico:
    2.1 Relatório de Frequência (adição ocorre todos os meses)
    2.2 Documentação novo petiano (caso se aplique)
    BOLSISTA:
    – Termo de Concessão e Aceitação de Bolsa PET
    – Declaração de Não Acúmulo de Bolsas e Inexistência de Vínculo Empregatício
    – Documentos pessoais (documento de identificação com foto e CPF)
    – Comprovante de conta bancária (cartão bancário, extrato bancário ou contrato de abertura de conta)
    VOLUNTÁRIO:
    – Termo de Participação no Programa PET como Voluntário
    – Documentos pessoais (documento de identificação com foto)
    2.3 Documento de desligamento de petiano (caso se aplique)
    – Declaração de Desistência de Bolsa PET
    – Declaração de Desistência de Participação PET Voluntário

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Ao adicionar o documento ao processo eletrônico deve-se selecionar:
    • Em Tipo de Documento:
    a. Relatório de Frequência (adição mensal) E/OU
    b.Declaração (caso se aplique) E/OU
    c. Documentação de petiano (caso se aplique)

  • Ação 15: Incluir dados na plataforma SIAFI (cadastrar LC)
    Executor: Coordenador de Fomento
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. LC – Lista de credores

    Observações/Recomendações 

    1. Após a inclusão, uma cópia da LC deverá ser adicionada ao processo eletrônico do grupo PET

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Ao adicionar o documento ao processo eletrônico deve-se selecionar:
    •Em Tipo de Documento: LC – Lista de Credores SIAFI
    • Em Natureza do Documento: RESTRITO

  • Ação 16: Atualizar planilha
    Executor: Coordenador de Fomento
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Planilha “Pagamento e dados de alunos PET” 

    Observações/Recomendações 

    1. Deve-se registrar valor final da LC na planilha, para acompanhamento do saldo de empenho

  • Ação 17: Autorizar execução de pagamento aos bolsistas
    Executor: Diretor de Graduação
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Despacho Decisório

    Observações/Recomendações 

    1. Autorização expressa por meio de assinatura no Despacho Decisório adicionado ao processo eletrônico

  • Ação 18: Avaliar necessidade de reforço de empenho
    Executor: Agente DIF
    Observações/Recomendações 

    1. Caso seja confirmada necessidade de reforço de empenho, ir para etapa 19
    2. Caso NÃO haja necessidade de reforço de empenho, ir para etapa 21

  • Ação 19: Solicitar suplementação orçamentária para reforço e empenho
    Executor: Agente DIF
  • Ação 22: Verificar saldo de empenho para próximo mês
    Executor: Coordenador de Fomento
    Observações/Recomendações 

    1. Confirmar na Planilha “Pagamentos e dados de alunos PET” o atual saldo de empenho:
    • Caso o saldo do empenho seja insuficiente para o próximo mês: executar o PP-130 (Realizar reforço orçamentário)
    • Caso exista saldo de empenho para o próximo mês: processo mantido como ATIVO no SIPAC/Protocolo, aguardando nova solicitação de pagamento

4.3 PRÉ-REQUISITOS/RECURSOS NECESSÁRIOS/CUIDADOS ESPECIAIS

4.3.1 Possuir acesso ao sistema SIAFI, para que se proceda com a inclusão de dados (cadastro de LC).

4.4 INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento

4.5 DESVIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento

5 HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES

Data: 06/03/2023 (Aprovação) | 22/03/2023 (Vigência)
Versão: 2.0
Autor: Hermes Augusto Oliveira Rabelo
Arquivo Digital: PP-136_R2_F11_Va1.docx
Analista de Processos: Ana Raquel Viegas Silva
Modificações: Alteração da informação “Natureza do Documento” do documento aplicável à etapa 15.
Procedimento revalidado COM alterações (Memorando Eletrônico nº 58/2023 – DIRGRAD).

Data: 30/11/2021 (Aprovação) | 03/01/2022 (Vigência)
Versão: 1.0
Autor: Hermes Augusto Oliveira Rabelo
Arquivo Digital: PP-136_R1_F11_Va2.docx
Analista de Processos: Ana Raquel Viegas Silva
Modificações: Aprovação Inicial (Portaria SIP-MAPA nº 11/2021 –DIRGRAD).

6 INFORMAÇÕES DE CONTROLE

Classificação SIP
Área: Ensino
Macro-Serviço:
Serviço:
Sub-Serviço:

Nome Alternativo: Pagamento de bolsa do Programa de Educação Tutorial (PET)
                              Pagamento de petiano

7 DOCUMENTOS ADICIONAIS

Apêndice 1 – Lista de Documentos SIPAC

8 PERGUNTAS FREQUENTES

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento


TOPO