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PP-092

 Clique na imagem para ver a representação gráfica (PDF)

1 OBJETIVO

O processo de trabalho PAGAR BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ocorre para que se proceda com o repasse financeiro aos bolsistas de iniciação científica de nível médio e superior selecionados em seus respectivos editais de programa.

2 CAMPO DE APLICAÇÃO

– Bolsista PPG
– Coordenação Geral de Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação (CFPG)
– Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
– Divisão de Finanças (DIF)
– Divisão de Orçamento (DIORC)
– Professores orientadores de projetos de iniciação científica

3 CONTEÚDO GERAL

As subseções a seguir visam apresentar uma introdução sobre o tema em foco nesse documento, termos-chave associados, os participantes em sua elaboração, os símbolos, as siglas e abreviaturas aplicáveis, as definições e os conceitos básicos pertinentes ao assunto, bem como as referências legais e demais normas cabíveis.

3.1 INTRODUÇÃO

O Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-MG tem como objetivo desenvolver o pensamento científico e introduzir os estudantes do Ensino Superior e do Ensino Técnico de Nível Médio na prática da pesquisa e da inovação. A Iniciação Científica é entendida como instrumento formativo, possibilitando ao aluno o engajamento na pesquisa e o contato direto com a atividade científica.

3.2 TERMOS-CHAVE

Iniciação Científica e Tecnológica; Bolsista; Bolsa de Estudos; Pagamentos; Agência de fomento

3.3 PARTICIPANTES NA ELABORAÇÃO

Tales Siqueira da Cruz (DPPG)

3.4 PARTICIPANTES NA REVISÃO

Dênis Emanuel da Costa Vargas (CFPG)

3.5 PARTICIPANTES NA APROVAÇÃO

Laíse Ferraz Correia (DPPG)

3.6 SÍMBOLOS/SIGLAS/ABREVIATURAS

CFPG – Coordenação Geral de Fomento à Pesquisa e Pós-Graduação
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
DIF – Divisão de Finanças
DIORC – Divisão de Orçamento
DPPG – Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação
FAPEMIG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
LC – Lista de Credores
SIAFI – Sistema Integrado de Administração Financeira
SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos

3.7 DEFINIÇÕES/CONCEITOS BÁSICOS

Para efeito do presente documento, aplicam-se as seguintes definições e conceitos:

PIBIC: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica

PIBIC-Jr: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Júnior

PIBITI: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Plataforma SIAFI: sistema contábil que tem por finalidade realizar todo o processamento, controle e execução financeira, patrimonial e contábil do governo federal brasileiro.

3.8 REFERÊNCIAS/NORMAS APLICÁVEIS

Resolução CEPE 07/15, de 06/05/2015 (Regulamento Geral do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do CEFET-MG).

4 CONTEÚDO ESPECÍFICO

As subseções a seguir visam apresentar o detalhamento da atividade, os pré-requisitos exigidos para sua consecução, os recursos necessários para sua execução, os cuidados especiais aplicáveis, as metas definidas para eventos específicos componentes da atividade, os indicadores a serem acompanhados (itens de controle e de verificação), bem como as ações previstas para corrigir eventuais desvios pertinente ao assunto.

4.1 COMO O PROCESSO É INICIADO

A atividade tratada neste PP é iniciada com a apuração, pelo Orientador, da frequência dos bolsistas sob sua responsabilidade.

4.2 DETALHAMENTO DA ATIVIDADE

A finalidade dessa subseção é apresentar os principais passos (etapas) a serem executados para a obtenção do resultado “Pagar bolsista de Iniciação Científica”.

As etapas abaixo estão numeradas de forma crescente. Entretanto, para compreensão da sequência de execução e dos caminhos alternativos existentes no processo de trabalho é imprescindível o uso do diagrama de fluxo da atividade. Para tanto, consulte o arquivo com a representação gráfica disponível na respectiva página deste procedimento no repositório MaPA – mapa.cefetmg.br

  • Ação 1: Apurar frequência/infrequência dos bolsistas
    Executor: Orientador
    Observações/Recomendações 

    1. Mês apurado = Mês encerrado

  • Ação 2: Registrar o controle de frequência dos alunos
    Executor: Orientador
    Observações/Recomendações 

    1. Se há bolsista infrequente, executar etapa 3
    2. Sem bolsistas infrequentes, ir para etapa 11 (aguardar data limite para solicitar o pagamento de bolsa)

  • Ação 3: Comunicar à CFPG os dados do bolsista infrequente
    Executor: Orientador
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. E-mail de formalização da infrequência OU memorando eletrônico

  • Ação 4: Identificar fonte pagadora do infrequente
    Executor: Coordenador CFPG
    Observações/Recomendações 

    1. Se FAPEMIG, ir para etapa 5
    2. Se CEFET-MG, ir para etapa 7
    3. Se CNPp, ir para etapa 9

  • Ação 5: Notificar responsável pela atualização de dados na plataforma
    Executor: Coordenador CFPG
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. E-mail de formalização

  • Ação 6: Desatestar frequência do bolsista
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Observações/Recomendações 

    1. O NÃO ateste suspenderá o pagamento no mês.
    2. Concluída a ação, ir para etapa 10
    Orientações quanto às operações no EVEREST 

    i. Seguir o caminho: “Bolsas de Cotas > Gerenciar Bolsas de Cotas”.
    ii. O ateste é liberado na plataforma Everest entre os dias 16 e 27 de cada mês.

  • Ação 7: Notificar responsável pela solicitação de pagamentos
    Executor: Coordenador CFPG
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. E-mail de formalização

  • Ação 8: Excluir bolsista da “Folha de Pagamento” do mês
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Planilha de Folha de Pagamento
    b. Lista de Credor

    Observações/Recomendações 

    1. A planilha “Folha de Pagamento” contém dados do bolsista para realização do crédito.
    2. O processo de exclusão também deverá ocorrer na LC, via SIAFI.
    3. Concluída a ação, ir para etapa 10

    Orientações quanto às operações no SIAFI 

    i. Usar o comando ATULC

  • Ação 9: Suspender pagamento da bolsa do mês
    Executor: Coordenador CFPG
    Observações/Recomendações 

    1. Concluída a ação, ir para etapa 10

    Orientações quanto às operações na Plataforma CARLOS CHAGAS 

    i. Acessar a Plataforma Carlos Chagas e selecionar o tipo de bolsa a ser suspensa (PIBIC, PIBITIT ou PIBIC-EM). Na sequência, acessar Gerenciamento de Bolsas > Alteração e Cancelamento. Identificar o aluno na lista e escolher a opção “Suspender bolsa”.

  • Ação 10: Remover bolsista do módulo bolsas/auxílios
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Observações/Recomendações 

    1. O cadastro do bolsista permanece no módulo de bolsas/auxílios. No entanto, ele é removido do benefício da bolsa no mês em apuração. No módulo constará uma alteração no status do aluno, desvinculando-o da bolsa.

  • Ação 11: Verificar pedidos de substituição ou exclusão de bolsistas
    Executor: Coordenador CFPG
    Observações/Recomendações 

    1. Se há pedidos de substituição/exclusão a processar, executar etapa 12
    2. Sem pedidos de substituição/exclusão a processar, ir para etapa 18

  • Ação 12: Validar solicitações de substituição ou exclusão
    Executor: Coordenador CFPG
    Observações/Recomendações 

    1. Pedidos de substituição ou exclusão referentes a bolsa:
    a. FAPEMIG ou CNPq, seguir para Etapa 13
    b. CEFET-MG, seguir para Etapa 14

  • Ação 13: Atualizar plataformas
    Executor: Coordenador CFPG
    Orientações quanto às operações no EVEREST 

    i. Para exclusão, seguir o caminho: “Bolsas de Cotas > Encerrar”;
    ii. Para substituição, seguir o caminho: “Bolsas de Cotas > Implementar”. Essa etapa deve ocorrer após a exclusão do aluno removido, pois o número da cota implementada deverá ser o mesmo;

    Orientações quanto às operações na CARLOS CHAGAS 

    i. Acessar a Plataforma Carlos Chagas e selecionar o tipo de bolsa a ser cancelada (PIBIC, PIBITIT ou PIBIC-EM). Na sequência, acessar Gerenciamento de Bolsas > Alteração e Cancelamento. Identificar o aluno na lista e escolher a opção “Cancelar bolsa”.

  • Ação 14: Atualizar planilhas de controle
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Planilha de Folha de Pagamento

    Observações/Recomendações 

    1. Se não for possível realizar a alteração no mês vigente, deixar uma observação ao final da planilha para realizá-la no mês seguinte.

  • Ação 15: Cadastrar bolsista no módulo bolsas/auxílios
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Observações/Recomendações 

    1. Caso o bolsista novato NÃO possa receber no atual ciclo de pagamentos, executar etapa 16
    2. Caso o bolsista novato seja incluído no atual ciclo de pagamento, ir para etapa 18

  • Ação 16: Registrar dados na folha de pagamento do próximo ciclo
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Planilha de Folha de Pagamento

  • Ação 17: Cadastrar dados no módulo bolsas/auxílios para próximo ciclo
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
  • Ação 18: Emitir “Folha de pagamento” do mês
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Planilha Folha de Pagamento

    Observações/Recomendações 

    1. Observar data limite para solicitação de pagamento.
    2. Exportar a planilha em PDF.

  • Ação 19: Emitir requisição no módulo bolsas/auxílios
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Requisição de pagamento de bolsistas

    Observações/Recomendações 

    1. Se bolsa FAPEMIG, seguir para etapa 20
    2. Se bolsa CEFET-MG, seguir para etapa 22

  • Ação 20: Atestar frequência do bolsista
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Observações/Recomendações 

    1. O NÃO ateste suspenderá o pagamento no mês.

    Orientações quanto às operações no EVEREST 

    i. Seguir o caminho: “Bolsas de Cotas > Gerenciar Bolsas de Cotas”.
    ii. O ateste é liberado na plataforma Everest entre os dias 16 e 27 de cada mês.

  • Ação 21: Realizar pagamento do mês
    Executor: Plataforma EVEREST
    Observações/Recomendações 

    1. Caso ocorra erro no pagamento, é possível contatar a FAPEMIG pelo Fale Conosco, em: http://www.fapemig.br/pt/duvidas-frequentes/

  • Ação 22: Incluir dados no SIAFI
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Lista de Credor

    Observações/Recomendações 

    1. O ateste para bolsistas CEFET-MG ocorre com a efetivação do nome do bolsista em Folha de Pagamento.
    2. Concluído o cadastro, o número da LC deverá ser informado na planilha Folha de Pagamento do mês.

    Orientações quanto às operações no SIAFI 

    i. Usar o comando ATULC;
    ii. Copiar a LC do mês anterior e realizar as atualizações necessárias.

  • Ação 23: Adicionar pedido de execução de pagamento do mês
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Requisição de Pagamento de Bolsistas
    b. LC (Lista de credores)
    c. Ateste de pagamento de bolsistas (Estudantes)

    Observações/Recomendações 

    1. É cadastrado o arquivo PDF da planilha “Folha de Pagamento”.
    2. Os documentos deverão ser adicionados ao processo eletrônico ativo (ano em curso) “Pagamento de Bolsista”, referente à respectiva modalidade da bolsa.

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Para o cadastro de documentos no SIPAC/Protocolo, considerar:
    a) Em Tipo de Documento, selecionar “REQUISIÇÃO DE PAGAMENTO DE BOLSISTAS”
    • Em Natureza do Documento, selecionar “RESTRITO”
    • Em Assunto Detalhado, informar a qual período se refere a Folha de Pagamento
    • Em Assinantes do Documento, indicar o Diretor da DPPG
    b) Em Tipo de Documento, selecionar “LC – LISTA DE CREDORES SIAFI”
    • Em Natureza do Documento, selecionar “RESTRITO”
    • Em Assunto Detalhado, informar a qual período se refere a Folha de Pagamento
    • Em Assinantes do Documento, indicar Diretor DPPG
    c) Em Tipo de Documento, selecionar “ATESTE DE PAGAMENTO DE BOLSISTAS (ESTUDANTES)”
    • Em Natureza do Documento, selecionar “OSTENSINO”
    • Em Assunto Detalhado, informar a qual período se refere a Folha de Pagamento
    • Em Assinantes do Documento, indicar os responsáveis que homologaram e autorizaram os pagamentos no Módulo de Bolsas/Auxílios do SIPAC

  • Ação 24: Autorizar execução de pagamento de bolsistas
    Executor: Diretor DPPG
    Documento(s) Aplicável(is) 

    a. Via assinatura dos documentos aplicáveis e inseridos na etapa 23

    Observações/Recomendações 

    1. Via assinatura dos documentos aplicáveis no processo inserido via SIPAC.

    Orientações quanto às operações no SIPAC 

    i. Buscar o processo de pagamentos de bolsas.
    ii. Realizar a conferência e assinar os documentos aplicáveis.

  • Ação 25: Avaliar necessidade de reforço de empenho
    Executor: Divisão de Finanças (DIF)
    Observações/Recomendações 

    1. Se houver necessidade de reforço de empenho, executar etapa 26
    2. Se não houver necessidade de reforço de empenho, ir para etapa 28

  • Ação 26: Solicitar suplementação orçamentária para reforço de empenho
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
    Observações/Recomendações 

    1. Quando os valores a pagar mensalmente tenham excedido o saldo empenhado para o ano.

  • Ação 27: Realizar reforço orçamentário (PP-130)
    Executor: Divisão de Orçamento (DIORC)
  • Ação 28: Realizar liquidação e pagamento de bolsas e auxílios (PP-104)
    Executor: Divisão de Finanças (DIF)
  • Ação 29: Verificar saldo de empenho para próximo ciclo
    Executor: Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DPPG)
  • Ação 30: Realizar pagamento de bolsistas
    Executor: Plataforma Carlos Chagas
    Observações/Recomendações 

    1. Execução conforme calendário de pagamentos do CNPq

4.3 PRÉ-REQUISITOS/RECURSOS NECESSÁRIOS/CUIDADOS ESPECIAIS

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento.

4.4 INDICADORES DE ACOMPANHAMENTO

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento.

4.5 DESVIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento.

5 HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES

Data: 13/05/2025 (Aprovação) | 28/05/2025 (Vigência)
Versão: 3.0
Autor: Tales Siqueira da Cruz
Arquivo Digital: PP-092_R3_F11_Va1.docx
Analista de Processos: Ana Raquel Viegas Silva
Modificações: Procedimento revalidado COM alterações (Portaria Normativa DPPG/CEFET-MG nº 13, de 13/05/2025)

Mais…

Data: 13/06/2023 (Aprovação) | 21/06/2023 (Vigência)
Versão: 2.0
Autor: Tales Siqueira da Cruz
Arquivo Digital: PP-092_R2_F11_Va1.docx
Analista de Processos: Ana Raquel Viegas Silva
Modificações: Procedimento revalidado COM alterações (Portaria Normativa DPPG/CEFET-MG nº 2, de 13/06/2023)

Data: 15/06/2021 (Aprovação) | 22/06/2021 (Vigência)
Versão: 1.0
Autor: Marcos Lins de Oliveira
Arquivo Digital: PP-092_R1_F11_Va1.docx
Analista de Processos: Ana Raquel Viegas Silva
Modificações: Aprovação Inicial (Portaria SIP-MAPA nº 3/2021 -DPPG)

6 INFORMAÇÕES DE CONTROLE

Classificação SIP
Área: Pesquisa
Macro-Serviço
Serviço
Sub-Serviço

Nome Alternativo: Pagamento de bolsista de Iniciação Científica

7 DOCUMENTOS ADICIONAIS

Não houve conteúdo para esse tópico na presente versão do documento.

8 PERGUNTAS FREQUENTES

a) Caso ocorra algum pagamento indevido a bolsistas, que providências devem ser tomadas?

Resposta: Para os casos de pagamento indevido de bolsas, o aluno deverá devolver o valor recebido:
• Se CEFET- MG e CNPq: por meio de quitação de GRU;
• Se FAPEMIG: por meio de quitação de DAE


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