IT-049
1 OBJETIVO
Apresentar as orientações para adicionar novo documento a partir de modelo a um processo eletrônico no SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos.
2 CAMPO DE APLICAÇÃO
Servidores habilitados e com acesso ao SIPAC.
3 CONTEÚDO GERAL
As seções a seguir visam a apresentar as definições, conceitos, siglas e símbolos pertinentes ao assunto em foco utilizados neste documento.
3.1 INTRODUÇÃO
Para atender à exigência de tramitação de processos em meio eletrônico, foi implantado, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, o SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos. A adoção desse tipo de sistema decorre da exigência prevista no Decreto nº 8.539/2015. O Sistema possui em seu módulo Protocolo as funcionalidades necessárias à informatização dos fluxos dos processos administrativos.
Nos termos da Portaria Interministerial MPOG/MJ 1677/2015, um processo é definido como um conjunto de documentos avulsos, oficialmente reunidos e ordenados no decurso de uma ação administrativa, e seu arquivamento deverá ser tratado considerando uma unidade única.
O processo administrativo caracteriza-se como eletrônico quando estão presentes dois elementos: (1) os documentos reunidos são nato-digitais ou foram obtidos por digitalização e, (2) os atos processuais são registrados, suportados e disponibilizados em um sistema de informação de base computacional.
3.2 TERMOS-CHAVE
Processo; Processo eletrônico; Adicionar documentos em lote; Novos documentos.
3.3 PARTICIPANTES NA ELABORAÇÃO
Ana Raquel Viegas Silva (CIGPS)
3.4 PARTICIPANTES NA REVISÃO
Thiago Guedes de Oliveira (DCNS)
3.5 PARTICIPANTES NA APROVAÇÃO
Sérgio Dias Ribeiro (CIGPS)
3.6 SÍMBOLOS/SIGLAS/ABREVIATURAS
CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos
MP – Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
SIPAC – Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
3.7 DEFINIÇÕES/CONCEITOS BÁSICOS
Para efeito do presente documento, aplicam-se as seguintes definições e conceitos:
Digitalização: A digitalização consiste na captura da imagem (representante digital) e deverá ser realizada com o objetivo de garantir o máximo de fidelidade com o documento original, levando em consideração as características físicas, estado de conservação e finalidade de uso.
Documento ostensivo – Documento, avulso ou processo, sem qualquer restrição de acesso.
Documento sigiloso – Documento, avulso ou processo que, pela natureza de seu conteúdo, sofre restrição de acesso, conforme legislação em vigor.
OCR – Tecnologia que permite reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem ou mapa de bits, sejam eles escaneados, escritos à mão, datilografados ou impressos em dados pesquisáveis e editáveis.
PDF/A – Formato de arquivo digital para arquivamento de longo prazo de guarda. Baseia-se na versão 1.4 do PDF de referência da Adobe Systems Inc. (implementado no Adobe Acrobat 5 e versões posteriores) e é definido pelas normas ISO 19005-1:2005, e versão 1.7, ISO 32000-1:2008.
Tipo de conferência de documentos: Refere-se à categoria do documento (digital ou impresso) recebido para inserção em um processo eletrônico. Se o documento recebido estiver em meio físico (impresso), será necessária a devida conversão para meio eletrônico, usando o recurso de digitalização. Deve-se observar que o tipo de conferência a ser informado referir-se-á ao documento base e não ao produto de sua digitalização. O Decreto 8.539/15 exige que seja registrada a conferência, feita pelo servidor público, do documento recebido ou apresentado, existindo as seguintes opções: original, cópia autenticada em cartório, cópia autenticada administrativamente ou cópia simples.
3.8 REFERÊNCIAS/NORMAS APLICÁVEIS
Decreto Presidencial nº 8.539/2015, de 08/10/2015 (Dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo)
Portaria Interministerial MPOG/MJ nº 1.677/2015, de 07/10/2015 (Define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo)
Resolução CONARQ nº 31/2010, de 28/04/2010 (Dispõe sobre a adoção das Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes)
ET-021 – Padrão para Digitalização de Documentos de Assentamento Funcional
4 CONTEÚDO ESPECÍFICO
As subseções a seguir visam identificar o posto de trabalho responsável pela tarefa (executor), apresentar o seu detalhamento (Principais Passos), os pré-requisitos exigidos para sua consecução, os recursos necessários para sua execução e os cuidados especiais aplicáveis, bem como as ações previstas para corrigir eventuais desvios pertinentes ao assunto.
4.1 EXECUTOR
Servidor responsável por adicionar novos documentos ao processo no SIPAC/Protocolo.
4.2 ADICIONAR NOVOS DOCUMENTOS A PROCESSO NO SIPAC/PROTOCOLO
Para realizar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Protocolo → Mesa Virtual.
O sistema exibirá a seguinte tela:
Clicar na seta à direita para abrir a caixa seleção
No campo PROCESSOS, selecionar a opção Processos na Unidade:
Ao selecionar Processos na Unidade, o Sistema apresentará a lista de processos já recebidos na UG e disponíveis para a operação de adição de documento.
Marque a caixa referente ao processo com o qual deseja fazer a operação de adição do documento.
No processo selecionado, clique no ícone , disponível à direita de cada um dos listados na página “Processos na Unidade”.
Ao clicar no ícone, o Sistema apresentará as opções de operação a serem realizadas no processo, conforme a tela a seguir. Caminhe com o cursor até a opção Adicionar Novo Documento a Partir de Modelo.
4.2.1 Adicionar Novo Documento a Partir de Modelo
Ao clicar na opção Adicionar Novo Documento a Partir de Modelo, a tela será atualizada com os modelos cadastrados pela UG e que estão associados a tipos de documentos específicos.
IMPORTANTE: existem modelos de documentos que estão disponíveis para todos os servidores do CEFET-MG e existem modelos de documentos da unidade (UG), que apenas os servidores lotados na UG possuem acesso.
No exemplo acima, os tipos de documento “Autorização”, “Despacho Decisório” e “Despacho Informativo”, possuem modelos cadastrados pela UG.
Os modelos de documento da UG são os listados no campo Denominação.
Clicar no ícone “Cadastrar Documento desse Modelo” , referente ao documento que deseja adicionar ao processo:
Após clicar no ícone escolhido, o Sistema apresentará a tela a seguir.
O Tipo de Documento e o modelo previamente cadastrado no Sistema serão carregados automaticamente:
Após adicionar o documento, inclua o(s) responsável(eis) pela(s) assinatura(s) do mesmo. Para isso, escolha entre as opções apresentadas.
IMPORTANTE: o sistema permite que vários assinantes sejam indicados, independente de pertencerem ou não à mesma categoria.
Após adicionar todos os assinantes do documento, clique em Finalizar. A tela a seguir de Dados Gerais do Processo será disponibilizada pelo Sistema.
Ainda na tela anterior, é possível fazer outras operações no processo que foi selecionado: Adicionar Novos Documentos em Lote, Adicionar Novos Documentos, Movimentar o Processo, Visualizar Processo, Arquivar Processo e Mover Processo Para Pasta.
4.3 PRÉ-REQUISITOS/RECURSOS NECESSÁRIOS/CUIDADOS ESPECIAIS
4.3.1 Ter realizado o cadastro da Identificação Única (http://iu.cefetmg.br).
4.3.2 Estar habilitado no SIPAC para realizar a operação tratada nessa Instrução de Trabalho.
4.3.3 A adição de novos documentos somente é possível em processos que foram recebidos e estejam de posse na UG do servidor que está executando a ação.
4.3.4 Ter realizado o cadastro prévio de modelo de unidade (UG) para o Tipo de Documento a ser adicionado ao processo.
4.4 DESVIOS E AÇÕES NECESSÁRIAS
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5 HISTÓRICO DE ATUALIZAÇÕES
Data: 24/01/2025
Versão: 3.0
Autor: Ana Raquel Viegas Silva
Arquivo Digital: IT-049_R3_F11_Va1
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Instrução de Trabalho revalidada SEM alterações quanto às operações no SIPAC/Protocolo.
Mais… Data: 22/08/2023 Data: 17/08/2020
Versão: 2.0
Autor: Ana Raquel Viegas Silva
Arquivo Digital: IT-049_R2_F11_Va1
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Instrução de Trabalho revalidada SEM alterações quanto às operações no SIPAC/Protocolo.
Atualização da denominação da UG emitente.
Versão: 1.0
Autor: Ana Raquel Viegas Silva
Arquivo Digital: IT-049_R1_F11_Va1
Analista de Processos: Sérgio Dias Ribeiro
Modificações: Emissão inicial
6 DOCUMENTOS ADICIONAIS
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7 PERGUNTAS FREQUENTES
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